terça-feira, 1 de março de 2016

My Fit Self Challenge #1

Images source: Pinterest

Para começar Março da melhor forma, a Nádia do Perdida em Combate desafiou-me a mim e a mais um grupo de bloggers (que podem ver aqui) para entrarmos neste desafio de tornarmos o mês de Março num mês mais saudável e amigo do nosso corpo - o My Fit Self Challenge.
Admito que a minha primeira reacção inicial foi "no way, nunca vou conseguir". Mas depois pensei, é um desafio ou não é? Sim, é.
Tenho vários problemas que passam desde a snacks fora de horas, a refeições incompletas, a álcool como cerveja e algumas bebidas brancas, a uma gula incontrolável por tudo o que sejam doces. No fundo, gosto de tudo aquilo que sei que me faz mal. E o pior disto tudo? Uso a comida como forma de fugir e compensar a ansiedade e ataques de pânico. Uso a comida como forma de conforto e também como auto-mutilação. Sei bem que a minha relação com os alimentos é da menos saudável que pode haver: como sem fome, como com fome, como deitada, como quase a adormecer de olhos fechados, como sem ter noção do que comi no final, como até ter vontade de vomitar, comer comer comer. Como acima de tudo às escondidas pois "se ninguém viu, então não aconteceu". É como aquela questão de acústica em que se uma árvore cai no meio de uma floresta e ninguém estiver presente para ouvir, há som? No meu caso há som e não é pouco. Nos últimos meses deixei de entrar na maioria da minha roupa e passei a usar camadas para me tapar. 
É uma relação desconfortável que eu tenho com a comida e a medicação que tomo não ajuda. Odeio quando me receitam algo novo e vou a ler o folheto de informação e nas causas mais prováveis encontro sempre o "aumento de peso".
Mas com um desafio como este, onde não estou sozinha a lutar por mudanças no final do mês, sinto-me mais motivada do que nunca. Retirar o açúcar e o álcool da minha dieta é essencial! Sei que é o meu grande problema. Quanto ao pão já tenho tendência a comer pão de cereais em vez do branco, o que é um ponto positivo para mim, juntamente com o não usar açúcar no café nem no chá. De seguida tenho de ter snacks saudáveis preparados para esses momentos em que perco controlo e começo o "binge eating" e começar a levar snacks saudáveis na bolsa sempre que sair de casa para evitar os "Mr. Pizza" desta vida. Por fim, vou fazer por ter refeições a horas sem nunca saltar o pequeno-almoço. Tenho uma tendência terrível em ser preguiçosa e  a não tomar o pequeno almoço e a saltar o jantar para depois dar tudo na ceia enquanto deitada na cama ou no sofá a ver séries.

Ao longo deste mês vou tentar documentar um pouco esta jornada por aqui. Mas se quiserem estar mais em cima deste desafio sigam-me no snapchat, o meu username é o marisarferreira que vou fazer por atualizar constantemente.


hospedar imagem
  hospedar imagem hospedar imagem Image and video hosting by TinyPic

55 comentários:

  1. Marisa!

    Compreendo-te, desde Novembro que ando a tentar ser mais saudável e a melhorar hábitos. Sempre tive uma relação má com comida também, sendo o meu lado especialmente o comer pouco ou esquecer-me de comer e depois só comer porcaria e tenho oscilações de peso tremendas :/ os medicamentos (escitalopram, rivotril, diazepam e quetiapina) não ajudam também, como hás de compreender...
    Uma das coisas que ando a tentar fazer é substituir algumas coisas em vez de simplesmente cortar em doses e comer coisas que não gosto. Batata doce é um bom exemplo porque (na minha opinião, pelo menos) sabe muito melhor que batatas normais, enche mais e é muito mais saudável. Também salteio legumes (há pacotes preparados fixes nos congelados do pingo doce e lidl que têm doses para duas refeições - caso faças marmita dá sempre jeito - e são um óptimo complemento, nem acrescento arroz ou massa como side dish), meto uma boa dose de pimenta e alho e fica menos "aborrecido" e sem sabor... agora entrei numa de papas de aveia, levo num tupperware para o trabalho, aqueço no microondas a meio da manhã (não sou capaz de comer muito antes de sair de casa, portanto é o meu segundo pequeno almoço que é reforçado), meto fruta e sacia imenso!
    Não retires o açúcar, muda a qualidade do mesmo. Batatas, frutas e legumes têm açúcar, não é é o mesmo (nem na mesma quantidade) que o açúcar das bolachas!
    Também ando no ginásio desde novembro. Parece uma "dica" radical mas sempre odiei desporto porque correr não é a minha cena (asma e coiso), e desportos colectivos são horrorosos, mas há coisas que descobri que gosto! Há aulas giras (outras não, mas só experimentando claro!), gosto das máquinas de pesos e já sinto que a roupa me serve de maneira diferente e que as minhas pernas abanam menos.
    Estou a falar um bocado à toa porque honestamente gostava de consultar uma nutricionista e perguntar como estou de percentagem de gordura e tudo isso... mas acho que há coisas que são universais :) e acima de tudo não é comer menos, é comer melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida Bárbara! Eu sou incapaz de comer menos, sou demasiado louca por comida. Mas se tiver de comer o melhor é mesmo fazê-lo de forma mais saudável possível. Sei que depois de tomar a medicação noturna como o seroquel, a mirtazapina e o flurazepam fico fora de mim e vou aos encontrões pelo corredor ter à cozinha procurar comida. O objetivo é garantir que a comida que encontro não me fará tão mal como aquela que tenho à mão aka cereais, bolachas, pão, chocolates, gelado... Oh god tudo! No fundo vou tentar muito integrar essas técnicas que tens na minha dieta (obrigada pelas sugestões já agora, já as apontei no diário), juntamente com aquilo que eu sei que me emagrece que é retirar açucares refinados e consumir o mínimo de hidratos possíveis. Pelo menos nos primeiros 15 dias.

      Eliminar
  2. Confesso que me identifico em parte com o que disseste. Como quando estou mais ansiosa e com mais stress, tanto que em época de exames e finais de semestre tendo sempre a engordar bastante. No entanto, sei que consegues! Afinal de contas, estamos todos juntos neste desafio. You go girl!
    Kisses,
    Messy Hair, Don't Care

    ResponderEliminar
  3. obrigada pelo comentário <3
    fazes muito bem em partilhar esta nova jornada por aqui! espero que consigas cumprir com os teus objetivos :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Estarei por cá para ver :) Boa sorte com desafio.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Espero que partilhes o máximo desta experiência por aqui, para que todas sejamos um pouco mais saudáveis :)

    ResponderEliminar
  6. Se quisermos muito tudo se consegue, força! ❤

    ResponderEliminar
  7. É uma excelente iniciativa! Boa sorte :)

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderEliminar
  8. Também tenho o hábito de usar a comida como escape, para tentar tapar alguns vazios. É algo que quero muito mudar! Juntas vamos conseguir :) Força**

    ResponderEliminar
  9. Também utilizo a comida como forma de refúgio. Nos últimos anos tenho aprendido a controlar isso mas quando algo me corre menos bem lá vai um pacote inteiro de batatas num piscar de olhos, e no fim ainda me sinto pior do que quando o comecei a comer.
    Estou contigo neste desafio! Vamos conseguir, acredito que sim.

    Marli, do My Own Anatomy ✫

    ResponderEliminar
  10. Verá como consegue :) So custa no início que depois entra na rotina e é muito mais fácil. Eu também utilizo a comida como "conforto", mas só quando estou mesmo "depré" ou stressada, porque já aprendi a controlar isso e desviar as minhas frustrações noutra área como desenhar, ler ou exercitar.
    Quanto aos medicamentos, no meu caso é que tenho que comer SEMPRE que tomo medicação forte por causa da hipotensão, mas consigo compensar.
    E uma guloseima de vez quem quando não faz mal nenhum, eu costumo comprar um chocolate para ir comendo durante uma semana: como um cadinho por dia e pronto. Tento levar uma vida saudável e activa, mas claro sem exageros e nem sempre é possível :)
    Eu acredito que vocês todas meninas vão conseguir <3
    Eu admito: não gosto nada de design de serviço, prefiro mesmo gráfico e variantes, e ilustração.

    ~ Carla'C

    Coisinhas da Carla'C
    Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  11. acho um desafio diferente e interessante e também vou tentar estar mais ativa e saudável este mês :)
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Achei esta iniciativa fantástica. Como disse no blogue da Nádia não participei apenas porque, felizmente, na minha alimentação habitual não tenho muitos dos problemas típicos. No fundo é uma alimentação muito diversificada e boa, não por imposição mas por gosto mesmo é acho que não seria grande esforço. Mas vou seguir os vossos blogs para acompanhar esta jornada, torcer por vocês e aprender sempre alguma coisa. Boa sorte =)

    ResponderEliminar
  13. Percebo bem o que falas de comeres mesmo sem teres fome, quantas vezes comi só por gulosice! Houve uma altura em que comprava um pacote grande com mini-chocolates Mars (que deve ser o meu chocolate favorito de sempre, todo ele é perfeito) para durar muito tempo e foi a desgraça, só conseguia parar de pensar neles depois de acabar com a embalagem. Fiz isso duas ou três vezes até decidir eliminar a fonte de problema: deixei de comprar. Termos snacks mais saudáveis em casa é meio caminho andado para uma alimentação sem exageros :)

    ResponderEliminar
  14. Nada como aceitar um desafio há um lado competitivo que interiormente diz tu consegues! Por isso tenho a certeza de que vais conseguir!
    Beijinhos
    Ana
    http://www.receitasfaceisrapidasesaborosas.pt/

    ResponderEliminar
  15. pois é, isto dá que pensar. eu como que nem uma porca, e quase sempre fora de horas. levo horas sem comer, depois atasco-me às tantas. dou por mim a enfardar kebabs, bifes de lombo, pizza, tostas de queijo com bacon... em contrapartida, também sei comer decentemente. aposto nos frutos vermelhos, falafels, salmão, atum, pão com sementes de papoila/sésamo, hummus, saladas... e raramente faço frituras, é quase tudo grelhado e tento sempre comer fruta ou legumes diariamente. mas lá está, é ou 8 ou 80.

    ResponderEliminar
  16. I like your blog, its really dope.
    Do you want to follow each other?
    If you want, than follow me, and let me know in comments, so I can follow you back with pleasure.

    We can follow each other on Instagram @andjela.dujovic, let me know in the comments so I can follow you back.

    www.bekleveer.com
    xoxo

    ResponderEliminar
  17. Digo exatamente o mesmo :P Aliás, já levo algumas dicas comigo!!! :D

    Vou acompanhar as pisadas :D

    NEW REVIEW POST | L’Oréal Elvive Óleo Extraordinário
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  18. ai a comida... essa coisa -.-'
    Boa sorte :)

    ResponderEliminar
  19. Boa sorte! Adorei as dicas, vou tentar adaptá-las aqui tmb. Pq olha tá dificil manter uma rotina saudavel viu hahaha


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderEliminar
  20. Boa sorte (= Estou a torcer por ti!

    ResponderEliminar
  21. Já ando desde o Natal a tentar ser saudável e é complicado.. principalmente aqui no trabalho e porque adoro chocolates xD Aqui no trabalho sempre que há aniversários toda gente leva "porcarias" para partilhar xD e nunca chego a conseguir controlar-me realmente!
    Em relação ao a esse desafio é mesmo muiiiito bem pensado! Já o encontrei algumas vezes por aqui hoje na blogosfera. Boa sorte :))

    ResponderEliminar
  22. Estarei atenta para ver a evolução! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Eu queria tanto conseguir cortar o açúcar mas sou muito viciada.
    Vou ficar acompanhando sua jornada fitness.
    Beijos
    Infinita Feminice

    ResponderEliminar
  24. Eu também amo doces e sei o quanto é difícil ficar sem eles. Boa sorte no desafio!
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderEliminar
  25. Eu bem que tento se saudavel e já consegui passar uns bons meses sem chocolate mas agora com esta ansiedade e stress da universidade não lhes consigo resistir e depois sinto-me mal porque sei que aquilo me vai fazer mal e não é só quilos a mais, é também borbulhas que já não tinha há muito tempo! Tenho de arranjar vontade e motivação para deixar de ser tão preguiçosa e deitar cedo e acordar cedo...
    Beijinhos*

    r: Esta foi uma edição especial, acho que não vão voltar ao aeroporto, pelo menos espero eu...

    ResponderEliminar
  26. Muita muita força, revi-me em muito do que disseste e espero que sucedas (claro que vais!). Irei acompanhar pelo snapchat :) um beijinho

    ResponderEliminar
  27. Força! Eu também vou voltar para o ginásio e sei que vai ser um castigo, mas tem de ser :(
    Obrigada pela visita :)
    Beijinhos!
    Sparkling Bronze

    ResponderEliminar
  28. Olha, Marisa, vou dar-te uma dica de ouro: http://chocolatecoveredkatie.com.
    É tudo delicioso, inacreditavelmente light e alguns até são mesmo simples de fazer. A única coisa é que tem uns ingredientes menos corriqueiros (a bendita Kate é vegan) mas são fáceis de substituir por coisas que tenhas na cozinha, tipo açúcar e leite (ficando muito light à mesma), se consultares conversões na net.
    Um beijinho e boa sorte :)

    ResponderEliminar
  29. Excelente iniciativa! É sempre bom procurarmos estar bem com o nosso corpo mas acima de tudo fazer o que pudermos para que seja o mais saudável possível! Força!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  30. Eu só como porcaria, a sério! Eu sou vegetariana, portanto também como muitos vegetais mas o meu problema são os doces e os snacks! Isto tudo desde que entrei para a faculdade. Antes era tão mais saudável... Enfim, boa sorte com este desafio! :)

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  31. Estou a ver isto e estou cheia de fome e como sempre a estas horas só apaetece devorar coisas e sei que não se pode comer qualquer coisa, mesmo das fit, porque daqui a pouco vou dormir...ai que vida esta xp eu que adoro comer, mas tento mesmo fazer muitas coisas à base do saudável e ir ao gym.
    kiss

    http://inspirationswithm.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  32. Estamos juntas nesse desafio..:) Vou acompanhando o teu :)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  33. Muito obrigado! Eu não tinha dado atenção a esse aspeto! Mas agora reparei que o título faz mesmo sentido com as fotos! ahah
    Acho que é uma excelente iniciativa! Eu compreendo-te perfeitamente, como para tudo. Mas também estou a tentar mudar isso, estamos juntas!

    http://photographybyvania.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  34. Sofro do mesmo mal! Como de forma a compensar outras coisas, sempre as escondidas, sempre porcarias! Acho que o desafio é uma boa ideia para tentar fugir um pouco a essa rotina! ;)

    Days of Blues

    ResponderEliminar
  35. Que legal! Parece que só tem coisas gostosas!
    Foco e força!
    Boa sorte!
    Beijocas!

    http://fabbilemos.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  36. Espero que consigas cumprir com os teus objectivos! Boa sorte <3

    Um beijinho,
    http://secretsofablondie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  37. Muito legal esse desafio, sou muito sedentária e vou ficar aqui torcendo pela diferença que esses novos hábitos vão fazer e quem sabe me animo a fazer também! Sucesso!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderEliminar
  38. Vais ver que consegues :D <3

    http://imthefifthelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  39. Estou nesta vida de alimentação saudável... e amando!
    Bjs da Su!
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderEliminar
  40. Eu também preciso de um desafio assim. Andava tão bem, mas ultimamente tenho perdido bons hábitos que já tinha...quando apostamos em coisas mais saudáveis, mudamos os hábitos, é incrivel cmo nos sentimos tão melhor e tenho saudades dessa sensação :)
    Vou (re)começar ;)

    ResponderEliminar
  41. Bora nessa! Também aderi ao desafio e admito que parte dele até parece ser fácil xD
    Mas também sofro de uma enorme gula e de snacks fora de horas. Mas vai ser um desafio bem interessante!

    Love, Marie Roget

    ResponderEliminar
  42. Muito bem gostei!!! Boa sorte!

    Beijinhos
    happyinthesunblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  43. Força querida! Só custa nos primeiros tempos, depois uma pessoa habitua-se :)
    Gostei imenso de conhecer o teu blog e já estou a seguir!

    Beijinho,
    Filipa

    MAKEUP BY PI | Facebook | Youtube | Snapchat: MakeupbyPi

    ResponderEliminar
  44. Vais conseguir :)) E não vai ser só um mês, vais ver! ;)

    ResponderEliminar
  45. Força! É tudo uma questão de motivação e de hábitos :) Há coisas que custam mais que outras, mas se tirares as mais fáceis primeiro, é meio caminho andado.

    E acima de tudo lembra-te que se falhares uma vez não está tudo perdido! Amanhã podes começar outra vez :)

    Beijinhos :)

    Carolina
    [en] joy. by C. | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar